Histórias - disposição para ouvir

Oi gente!

Hoje venho falar sobre histórias. Adoro falar, contar ouvir. Sou uma fanática por histórias! Tenho acompanhado um documentário (entre gerações) que o Fantástico está apresentando. É um trabalho muito interessante que traz reflexões sobre o relacionamento entre jovens e idosos. E, confesso que fiquei encantada com a forma que os jovens tem mudado a forma de pensar depois que   começaram a conviver mais de perto com alguns idosos também voluntários no projeto.  

Arquivo pessoal - Eu e minha vovó! ")
Mas por que comecei a falar de histórias e fui parar no assunto do documentário!? É simples! Tudo isso lembra minha infância, minha juventude, minha adolescência e agora minha juventude, pois a vida me deu o presente de conviver bem pertinho dos meus avós e tios. E com essa vivência toda pude ouvir um pouco das muitas histórias que eles têm para contar. 

Posso ficar horas ouvindo, e não me canso!! E sempre que posso quero minha vovó pertinho de mim, somos duas bagunceiras!!! (risos)

Mas voltando à coisa das histórias, parece um imã que me atrai. Gosto de ouvir vozes e ao som delas viajar pelos mares de pensamentos que me vêm a cabeça. Acho mágica esta capacidade que temos de imaginar e mais mágico ainda a possibilidade de ouvir de alguém mais vivido que nós as histórias que já vivenciaram. 

Ah, na escola também, quando tinha o projeto das contadoras de história, eu ficava boba, até esquecia de prestar atenção nos alunos, queria mesmo era ouvir, saber detalhes da história que elas contavam.. ( srs)

Creio que não há nada como uma história bem contada, mas também não há nada como uma boa disposição para ouvir... Concordam!?

É uma via de mão dupla. Temos que abrir espaços para que todas as vozes sejam ouvidas, valorizadas e respeitadas. E quer coisa melhor do que as histórias para fazer esta tarefa!?

Para finalizar gostaria de compartilhar um ditado que acho que já é conhecido de todos nós, mas não custa relembrar não é!? Afinal bem diziam os sábios "ouçam os mais velhos e aprendam com eles!"

É isso gente! Penso que é um exercício, para aqueles que ainda não conseguem e um ótimo programa para aqueles que já estão acostumados!

E vocês, gostam de ouvir histórias, convivem bem com pessoas mais velhas que vocês!?

Compartilha aê! 

Um abraço a todos!
Vanessa Vieira


Postar um comentário

0 Comentários